Reunião dos movimentos Sindicais com a Prefeitura e o Governo do Estado


Revista PZZ - Reunião no Centro Integrado de Governo do Pará (CIG) onde reuniu movimentos sindicais e representantes do Governo do Estado e Prefeitura Municipal de Belém. Uma agenda pautada pelos movimentos para definir propostas e metas que garantam os direitos dos trabalhadores e de políticas públicas nas áreas de Saúde e Saneamento, Mobilidade Urbana, Educação integral / Qualificação Profissional / Cultura/ Valorização dos servidores/Mulheres, Valorização dos servidores, Segurança, e um dos mais importantes, Financiamento de Políticas Públicas.
















A CUT/Pará encaminhou ao Sena/Dieese os nomes aos Grupos de Trabalho que farão a composição formal e a definição de cronograma de trabalho. Após a reunião com os representantes do Gov. Estadual e Prefeitura, o dirigentes sindicais e integrantes do movimento popular reuniram-se pautando a implantação do Sistema Municipal e Estadual de Cultura, o Projeto de Lei de Iniciativa Popular para Regulamentar a Mídia no Brasil, a qual o Fórum Nacional de Democratização da Comunicação – FNDC, fará um encontro para colher assinaturas na Praça da República dia 25 de agosto  e dia 30 as centrais sindicais vão pras ruas cobrar dos governos a pauta entregue no dia 11 de julho, Dia Nacional de Mobilização e Paralisação.  
No dia 19 de agosto, A CUT Nacional ampliou a convocação de Norte a Sul do país priorizando a luta pelo fim do fator previdenciário, redução da jornada de trabalho para 40 semanais e combate ao Projeto de Lei 4330, da terceirização.
Na avaliação das centrais, a conjuntura é favorável à manifestação, que dá continuidade aos protestos, passeatas e greves realizadas no 11 de julho, e potencializa a cobrança da pauta da classe trabalhadora. A agenda de reivindicações inclui ainda a luta pelos 10% do PIB para a Educação; 10% do Orçamento da União para a Saúde; transporte público e de qualidade/mobilidade urbana; valorização das aposentadorias; reforma agrária e suspensão dos leilões de petróleo.


Os movimentos sociais consideram importante o diálogo com os governos mas além disso, querem mudanças de fato e de direito. Em nível Nacional, enfrentam uma luta colossal no congresso Nacional que tem impedido que eles passem o PL 4330 de qualquer maneira, impondo uma terceirização indiscriminada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário